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O estado natural de nosso corpo é a saúde; qualquer desequilíbrio representa um estado alterado da natureza.
O corpo humano é constituído de 70% de Água, 15% Lipídios, 10% de Proteínas, e 5% de Carboidratos.

O organismo humano é composto de 300 trilhões de células, sendo renovadas cerca de 50 milhões delas por dia.
O que alimenta cada célula são os nutrientes obtidos através da alimentação.
O ato de se alimentar tem por objetivo obter-se uma nutrição celular adequada, o suporte calórico e energético para que possamos executar nossas atividades diárias com mais energia, disposição, vitalidade e ânimo.

A alimentação mais natural, balanceada, equilibrada e nutritiva oferece ao indivíduo uma série de benefícios,tais como:


  • Ativa o sistema imunológico,
  • Aumenta a resistência do organismo,
  • Protege contra as infecções,
  • Previne inúmeras patologias,
  • Regulariza a pressão arterial,
  • Restabelece o equilibrio de toda a flora intestinal,
  • Aumenta o nível de concentração e da memória,
  • Retarda o processo de envelhecimento,
  • Obtém-se a melhor qualidade de sono e
  • Elevando o nível da energia e da vitalidade.

A alimentação é primordial para a manutenção de sua saúde.

Atualmente vem aumentando assustadoramente a incidência de doenças causadas por uma alimentação incorreta.
As pessoas tem adquirido hábitos errados na alimentação, consumindo cada vez mais alimentos hipercalóricos, carregados de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio, açúcares e aditivos químicos. Isto leva o indivíduo a vários desequilíbrios orgânicos e o aparecimento de diversas patologias e, ainda aliado ao sedentarismo da vida moderna, este quadro se agrava.

Atualmente o que mais mata no mundo são as cardiopatias -doenças cardíacas associadas a obesidade, hipertensão e hipercolesterolemias.
Somente com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas esse quadro pode ser mudado.

DICAS PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E SAÚDE-
  1. Acrescente ao seu cardápio alimentos integrais (pão, macarrão, arroz, biscoitos e etc). O arroz integral é rico em sais minerais, vitaminas, carboidratos e fibras. Além de ser um alimento alcalino e com baixas taxas de índice glicêmico. O consumo de arroz integral promove a nutrição celular adequada, regulariza a flora intestinal e oferece mais saciedade por um período maior de tempo.

  2. Substitua o açúcar branco por fontes mais naturais e nutritivas como açúcar mascavo, mel e, para os casos de dietas de emagrecimento e diabetes, stévia ou stevita, adoçantes naturais sem aditivos químicos.O corpo humano necessita de glicose e não de açucares.Muitas pessoas desconhecem que os doces em geral (chocolate, bolachas recheadas, bolos e etc) provocam dependência, aumentam o nível de colesterol devido a presença de gorduras e causam obesidade.
  3. Reduza o consumo de sódio e do sal de cozinha.Evite caldos industrializados substituindo-os por temperos naturais a base de óleo, alho, cebola e condimentos. Evite o consumo de enlatados em geral e embutidos que são ricos em sódio.
  4. Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas para a obtenção de sais minerais, vitaminas, fitoquímicos, fibras e antioxidantes. Uma excelente opção, devido a correria dos dias modernos, é o consumo do suco verde feito a base de verduras, legumes, tubérculos, frutas, sementes e quínua. Assim, em um único copo obteria-se sais minerais, vitaminas, carboidratos, aminoácidos, fibras, substâncias bioativas, fitoquímicos, antioxidantes, etc.



  5. Consuma proteínas de origem animal intercalando com as de origem vegetal que são ricas em fitoquímicos, fibras, antioxidantes e substâncias bioativas. Consumidores de carnes devem preferir as brancas e mais magras; consumidores de proteínas vegetal devem fazer consumo alternativo entre soja, lentilha, grão de bico e feijão.


  6. Aumente a ingesta de líquidos por dia, variando em sucos naturais, água, chás e vitaminas.




O corpo humano necessita de:
  • Proteínas (aminoácidos)- Encontradas na soja, lentilha, grão de bico, feijão (azuki, preto, branco, etc), leites, queijos brancos, quínua, carnes brancas e magras.
  • Carboidratos(amido)- Obtidos nos tubérculos em geral, frutas, legumes,arroz integral, etc.
  • Sais Minerais -Encontrados nos legumes em geral.
  • Vitaminas - Obtidas nas frutas em geral.

Em Suma:

Faça teu desjejum por um completo e nutritivo suco verde; substitua o arroz branco por integral; varie os tipos de feijão (azuki, preto, mulatinho, branco); consuma carnes brancas e magras alternando por soja, lentilha,grão de bico, etc; evite o consumo do açúcar substituindo-o por fontes mais nobres como o mel, açúcar mascavo e adoçantes naturais (stévia).

No momento de fazer um lanche, faça-o mais nutritivo com pão integral, queijos brancos, saladas com azeite extra virgem.

Ao invés de consumir um doce substitua-o por frutas ou pão integral com geleia natural ou com mel.

Coloque no teu cardápio alimentos probióticos devido aos inúmeros benefícios que oferecem ao teu organismo; uma excelente dica é o Kefir, semelhante ao um yogurte natural.


** Seja consciente no momento de se alimentar, pois é este o momento que você estará determinando o seu estado de saúde e tua qualidade de vida. ***